top of page
Foto do escritorjustusblog2020

Os 7 estilos universais: descubra o seu.


Vocês sabem da existência desse conceito criado por Alyce Parsons e Mimi Dorsey? Apesar de cada pessoa ter o seu jeito de se vestir nosso estilo tem base nesse conceito e a partir de nossa personalidade nos encaixamos em um padrão. Isso prova sim que vestimos o que somos e somos o que vestimos, muita coisa é falada através de nossas roupas.


Você pode se constituir de um estilo só ou ser uma composição de 2 ou 3 estilos juntos, nada mais justo do que eu vir até aqui e explicar um pouquinho sobre cada um deles para que você encontre o seu!


  • Clássico/tradicional

É um estilo que passa a imagem de uma mulher mais conservadora e formal. As peças têm linhas retas e poucos detalhes, tudo mais estruturado, fechado e composto (nada de decotes!), e em cores neutras – de preferência preto, branco, cinza, bege e marinho.

As pessoas que possuem esse estilo realmente não gostam de arriscar muito, tudo o que elas apostam acaba sendo bem discreto.



  • Criativo

É o estilo de quem gosta de experimentar e arriscar mais na hora de se vestir. É o estilo que permite passear por todos os outros, porque pode – e sabe – misturar muito bem: cores, estampas, texturas, comprimentos, sobreposições…

E sim quem possui esse estilo é fashionista declarada e bem aquela pessoa que "ai peguei qualquer coisa no armário e deu certo".



  • Elegante

Muita gente se refere a alguém que tem o estilo clássico/tradicional como elegante, mas os dois estilos são bem diferentes (apesar de o estilo clássico/tradicional ser elegante). Explico: Estar elegante é diferente de ser elegante.

Todo mundo pode se sentir elegante no sentido de “chique/arrumada/sofisticada”, quando se veste parecida com o estilo clássico/tradicional. Já a pessoa que é do estilo elegante (visualmente mesmo, sem ter a ver com postura e comportamento — que também são coisas diferentes!), pode estar usando calça jeans e camiseta e “carregar o look” com a sofisticação de quem está usando um vestido fino e caríssimo, sabe como? Essa elegância tem a ver com impecabilidade, com “cara de coisa boa”, independente do que ela está usando.

Essa ‘elegância natural’ que algumas mulheres têm não é algo que se compre, mas é possível a gente aprender algumas lições pra conseguir transmitir uma imagem mais “elevada” quando quiser ou precisar:

  • Coordenações monocromáticas alongam a silhueta e deixam a gente mais fina (nos dois sentidos);

  • Tom sobre tom: mesma cor em tons diferente ou cores diferentes no mesmo tom (tudo claro ou tudo escuro);

  • Investir em peças de qualidade, que tenham bom acabamento e caimento e sejam de tecidos mais nobres (os naturais são os melhores: linho, lã, seda e algodão);

  • Nos acessórios, adote os clássicos com moderação, para não ficar tão careta.



  • Esportivo/natural

O estilo esportivo/natural transmite uma imagem leve e despretensiosa, e é o favorito da pessoa que prioriza o conforto, praticidade e simplicidade na hora de vestir. Dá preferência por peças feitas de tecidos naturais, com modelagens básicas e caimentos mais soltos (não usa nada apertando ou muito justo no corpo) que tenham um toque agradável. E sinceramente eu acho que todos temos um pouco dele, eu não sou nenhuma duquesa para ter a agenda super lotada que requer um vestuário luxuoso sempre.



  • Moderno/Dramático

A mulher que se identifica pelo estilo moderno/dramático está sempre muito elegante (de novo!!), mas de uma forma mais ousada, transmitindo uma imagem forte e cosmopolita ao mesmo tempo, misturando peças com referência no guarda-roupas masculino com itens da moda. É bem Street Style, regado de cores escuras e tenho me encontrado muito nele ultimamente.



  • Romântico

Esse eu duvido que você não conheça e aposto que já passou por ele. Quem tem um estilo romântico prefere cores claras, nudes e tons pastéis (rosinha, azulzinho, verdinho, amarelinho…), peças com detalhes femininos e delicados como laços, rendas, bordados e babadinhos, estampas florais, tecidos fluidos, vestidos e saias rodadas, cintura marcada, mangas bufantes, sapatos com bicos arrendados (mary janes, sapatilhas), bolsas molinhas e acessórios delicados. Transmite a imagem de alguém doce, feminina e no ambiente de trabalho esses elementos podem fazer parecer uma mulher muito frágil.



  • Sexy

A mulher sexy gosta de atrair os olhares, por isso abusa de cores fortes, estampas de animal print, transparências, decotes, ombros à mostra, comprimento mini, maxi acessórios, saltos altos e finos, sandálias abertas de tiras… mas não precisa usar “tudo ao mesmo tempo agora”. E não se preocupe, dá sim para ser sexy sem ser vulgar.



E aí? Me conta nos comentários qual estilo é o seu!

Xo.

Fer.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page